Entrada Newsletters Newsletter 19 - SIGA (Sistema de Gestão Administrativa): Estrutura Orgânica da UMa e Áreas Científicas

Newsletter 19 - SIGA (Sistema de Gestão Administrativa): Estrutura Orgânica da UMa e Áreas Científicas

Newsletter 19 - SIGA (Sistema de Gestão Administrativa): Estrutura Orgânica da UMa e Áreas Científicas

NL20091203-19
 
    
SIGA (Sistema de Gestão Administrativa): Estrutura Orgânica da UMa e Áreas Científicas
 
 
 

Caras Unidades,

Com os novos estatutos da Universidade da Madeira foram definidas novas regras de funcionamento e novas unidades orgânicas para a Universidade da Madeira. Estas novas regras e unidades vieram alterar alguns dos conceitos base que existiam no sistema de informação da UMa. Por exemplo, toda a distribuição de serviço e horários tiveram de ser reestruturados de modo a reflectir esta nova abordagem.

De modo a permitir a gestão desta informação, nomeadamente de unidades orgânicas, cargos, pessoas e áreas cientificas, foi criada uma nova aplicação web: SIGA (Sistema de Gestão Administrativa) - https://siga.uma.pt.

Esta nova aplicação, de acesso restrito, vem colmatar outras necessidades que algumas unidades tinham já solicitado, nomeadamente o acesso a dados académicos dos alunos, docentes e cursos apenas para consulta. O acesso à inserção e alteração dos dados académicos continua a ser da responsabilidade da Unidade de Assuntos Académicos.

Foram criados módulos na aplicação SIGA que podem ser acedidos através do menu "Instituição".

Achamos que desta forma eventuais lapsos de unidades, pessoas e cargos possam ser verificados e corrigidos mais facilmente por a informação estar acessível a um maior número de pessoas.

Esta estrutura está disponível, apenas para consulta, no Sidoc (Docentes) e InfoAlunos (Alunos). Será também disponibilizada, brevemente, a consulta no Portal da UMa permitindo que os utilizadores externos possam ter acesso à informação da nova orgância (unidades, pessoas e cargos) da Universidade.

Estrutura Orgânica

SIGA > Instituição > Editar/Criar

Este ecrã permite gerir a estrutura orgância da UMa.

abc

O utilizador pode filtrar as unidades/instituições por diversos parâmetros logo no inicio do ecrã:

  • "Instituições/Unidades da UMa" permite filtrar de forma rápida as principais unidades da UMa;
  • "Ver Sub-Instituições/Unidades" permite mostrar as várias sub-unidades de forma hierárquica e não apenas o primeiro nível da hierarquia;
  • "Ver Cargos/Pessoas" permite mostrar em cada unidade as pessoas e cargos associados;
  • "Ver Inactivas" permite listar todas as unidades/instituições activas e não activas;

Acedendo ao botão para expandir a pesquisa abc o utilizador tem acesso a:

  • "Tipo de Instituição" permite escolher o tipo para preencher a lista com as instituições externas em "Instituição Externa";
  • "Instituição Externa" permite escolher a instituição externa a visualizar os dados;
  • "Filtrar por Nome" permite refinar a lista do campo "Instituição Externa";

A lista hierárquica do lado esquerdo permite percorrer as unidades disponíveis e activas. A ligação "[Editar]" exibe no lado direito do ecrã os dados detalhados da unidade, permitindo a alteração da informação. A ligação "[Nova]" permite a criação de uma sub-unidade ou instituição da actual, ficando disponivéis em diversos tabuladores:

  • No tabulador "Dados Gerais" podem-se inserir ou alterar as informações detalhadas da unidade;
  • No tabulador "Cargos" podem-se inserir ou alterar as informações relativas ás pessoas associadas à unidade
    bem como os cargos da unidade e as pessoas que os desempenham;
  • No tabulador "Ficheiros" podem-se inserir ou alterar os ficheiros associados à unidade: regulamentos, estatutos, etc;
  • No tabulador "Áreas" podem-se inserir ou alterar as informações das áreas cientificas da unidade (só se aplica neste momento a centros de competência e colégios). As áreas científicas orgânicas são as únicas que podem ser associadas a instituições e/ou unidades.;

 

Áreas Científicas

SIGA > Instituição > Áreas Científicas

Permite gerir as áreas cientificas existentes na Universidade da Madeira bem como a informação acerca dos cargos, pessoas e instituições/unidades associadas às áreas.

abc

O utilizador pode filtrar por vários parâmetros logo no inicio do ecrã:

  • "Área Pai" permite filtrar as áreas por "pai", ou seja, a área de topo;
  • "Nome da Área" permite pesquisar por nome da área;
  • "Orgânica" permite filtrar por área orgância. As áreas científicas orgânicas são as únicas que podem ser associadas a instituições e/ou unidades;

No lado esquerdo do ecrã são apresentadas as áreas científicas disponíveis e filtradas de acordo com os pârametros.

A ligação "[Editar]" exibe no lado direito do ecrã os dados detalhados da área seleccionada permitindo a sua alteração.
Os dados detalhados ficam disponivéis em diversos tabuladores:

  • No tabulador "Dados Gerais "podem-se inserir ou alterar informações detalhadas da área;
  • No tabulador "Associar Cargo" podem-se inserir ou alterar informações relativas aos cargos e pessoas associadas à área;
  • No tabulador "Associar Instituição" podem-se inserir ou alterar informações relativas às unidades associadas à área cientifica. As áreas científicas orgânicas são as únicas que podem ser associadas a instituições e/ou unidades;

 

De modo a que estes novos conceitos pudessem ser geridos pelos secretariados e unidades respectivas foi ainda reimplementada a aplicação de distribuição de serviço e de horários da UMa - SidocII. Esta aplicação está desde há 2 semanas em funcionamento.

 

 

Os melhores cumprimentos,

A Equipa do Gabinete de Desenvolvimento de Aplicações Informáticas

Serviço de Assistência do GDAI

email

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

telefone

tel: 291 209461
Segunda a Sexta-feira: 09:30 às 17:30

© 2009 Universidade da Madeira - Gabinete de Desenvolvimento de Aplicações Informáticas